15 dicas para cuidar da sua voz

Atualizado: 28 de mai. de 2020

Você provavelmente já ficou rouco pelo menos uma vez na vida. Quem trabalha com a voz, como professores, cantores e profissionais de telemarketing sofrem bastante com esse problema. Mas mesmo que você não seja profissional da voz veja essas dicas para evitar que fique rouco novamente:




1 -Procure falar sem fazer esforço e articular bem as palavras. Para uma situação em que falará ou cantará por muito tempo, como em uma aula, palestra ou show, mantenha a postura do corpo ereta durante o evento.


2-Use roupas confortáveis e de tecidos que absorvam a transpiração. Roupas leves e folgadas são ideias para quem trabalha com a voz. Sapatos confortáveis favorecem a postura correta.


3-Beba bastante água (em temperatura ambiente) enquanto estiver falando e tenha uma alimentação saudável


4- A maçã possui propriedades adstringentes que ajudam na limpeza da boca e da faringe, melhorando a ressonância da voz; além disso, o movimento de mastigar a maçã deixa mais solta a musculatura responsável pela articulação das palavras.


5-Durma bem e faça atividades físicas, pois contribuem para uma boa produção vocal


6-Procure falar menos durante quadros gripais e crises alérgicas


7-Algumas pessoas podem ser sensíveis à exposição prolongada ao ar-condicionado, apresentando ressecamento e alteração na voz. Se você trabalha em ambientes com ar condicionado, tome pequenos goles de água ao longo do dia, para evitar esse ressecamento


8-Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes muito barulhentos. Não tente competir com o barulho durante a fala. Se for possível, opte sempre pelo uso do microfone ao falar em público.


9- Após o uso intenso da voz procure permanecer em repouso vocal por algum tempo


10-Evite pigarrear, gritar e cantar exageradamente sem preparo



11- Bebidas à base de cafeína, refrigerantes, frituras e alimentos pesados, gordurosos ou condimentados podem causar refluxo. Evite essas substâncias, pois o refluxo pode causar inflamação das pregas vocais.


12-Cigarro, álcool e outras drogas irritam a mucosa do trato vocal , podendo causar alterações nas pregas vocais, como o câncer de laringe.


13- Pessoas com predisposição a alterações vocais devem evitar chocolate, leite e seus derivados antes do uso intenso da voz. Esses alimentos podem aumentar a produção de muco e a produção de pigarro.


14- Evite falar durante os exercícios físicos para não sobrecarregar a musculatura da laringe.


15-Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração da voz, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança do tom da voz, pigarro e rouquidão


Caso comece a apresentar algum desses sintomas, procure um otorrinolaringologista para melhor avaliação.




Dra Barbara Sisnando

Otorrinolaringologista - Consultório em Botafogo e na Tijuca

Convênios e Particular



Convênios:

Allianz

Amil

Assefaz

BNDES

Banco Central

Bradesco

Cac

Camarj

Camperj

Cassi

CVRD

Dix

Embratel

Engepron

FioPrev

Funcef

Gama

Golden Cross

Ipalerj

Medial

Mediservice

Mútua

Nuclep

Omint

Petrobras Petróleo

Porto Seguro

Postal Saúde

Real Grandeza

Silvestre Saúde

Sulamérica

Unafisco



5 visualizações0 comentário