Amamentar deitada e as otites

Dia desses vi o desabafo de uma mãe que estava exausta de amamentar.


Como se não bastasse todo o cansaço do puerpério e de ter um recém-nascido em casa, um pediatra disse a ela que em hipótese nenhuma nem ela nem o bebê poderiam estar deitados durante a amamentação.



E ela não estava sabendo como lidar com o fato de ter que amamentar o bebê em pé. Sim, em pé!


Cansada, noites mal dormidas, um bebê demandando 24h e a mãe amamentando em pé porque foi mal orientada pelo profissional.


Não é à toa que a média de amamentação exclusiva no Brasil é de 54 dias.


O pediatra disse isso alegando que o leite vai para o ouvido e causa otite.


AMAMENTAR NO PEITO NÃO CAUSA OTITE. O movimento de sucção que o bebê faz no peito não deixa que o leite vá para o ouvido.


Já a mamadeira com o bebê deitado pode, sim, causar inflamação. O movimento é diferente e o leite pode ir para o ouvido.


Quem é minha paciente já sabe que pode amamentar deitada à vontade. Eu sou entusiasta da amamentação e cansei de amamentar a Marina deitada pra poder descansar, como nessa foto do post. Ela aí devia ter 1 ou 2 meses de idade.


Vamos tirar esse peso das mães. A amamentação já tem tantos desafios, não vamos deixar que uma desinformação torne esse processo mais difícil.


Se você amamenta pode ficar tranquila. Se conhece alguma mãe que amamenta, compartilha essa mensagem com ela. Alguém já te disse que não pode amamentar deitada?


Dra Barbara Sisnando - Otorrinolaringologista, Otorrino pediatria

Consulta online Rio de Janeiro e todo o Brasil

Consultas e exames

5 visualizações0 comentário