3 dicas para ajudar o nariz a parar de sangrar

Atualizado: 28 de mai. de 2020

O seu nariz sangra muito? O do seu filho? Conhece alguém que costuma ter sangramento pelo nariz?





A maioria dos sangramentos nasais, conhecidos como epistaxe, acontecem na parte anterior do nariz, próximo a sua entrada, em uma área com bastante vasos sanguíneos.



Quem tem rinite e em quadros de resfriado e sinusites podem ter uma propensão maior a sangramento, devido a inflamação e ressecamento do local, causando o rompimento desses pequenos vasos. O clima seco e a manipulação nasal, comum em crianças que costumam colocar o dedo no nariz, também contribuem para a ocorrência desses sangramentos.


Devido a essa grande vascularização da mucosa nasal, os sangramentos nasais podem ser bem volumosos. Caso aconteça com você ou com alguém próximo, mantenha a calma e siga esses 3 passos para ajudar a parar de sangrar:


1 - Incline a cabeça para frente: em geral as pessoas tendem a colocar a cabeça para trás, tendo a sensação que o sangramento parou porém isso não é o correto a se fazer, pois o sangue continua escorrendo para a parte posterior do nariz, podendo ser deglutido e causando náuseas e vômitos. Incline sempre a cabeça para a frente e em seguida:








2 - Comprima o nariz: com os seus dedos comprima com certa força o nariz dos 2 lados. Isso comprimirá os vasos sanguíneos e ajudará a estancar o sangramento.


3 - Coloque gelo: se possível, coloque gelo ou compressa gelada no dorso do nariz, pois a baixa temperatura ajuda a contrair os vasos sanguíneos, contribuindo para a diminuição do sangramento.


Com essas 3 medidas simples a maioria dos sangramentos nasais serão controlados. E assim que possível procure o otorrinolaringologista para melhor avaliação do quadro e para outras medidas se necessário, como exames complementares ou tratamentos auxiliares.


Dra Barbara Sisnando - Otorrinolaringologista Atendimento nos bairros de Botafogo e Tijuca, Rio de Janeiro Convênios e Particular



Convênios:

Allianz

Amil

Assefaz

BNDES

Banco Central

Bradesco

Cac

Camarj

Camperj

Cassi

CVRD

Dix

Embratel

Engepron

FioPrev

Funcef

Gama

Golden Cross

Ipalerj

Medial

Mediservice

Mútua

Nuclep

Omint

Petrobras Petróleo

Porto Seguro

Postal Saúde

Real Grandeza

Silvestre Saúde

Sulamérica

Unafisco

70 visualizações0 comentário