Como lavar as mãos da maneira correta

Atualizado: 28 de mai. de 2020


Dentre as várias medidas que podemos tomar para evitar gripes e resfriados, lavar as mãos é uma das principais e mais importantes.


O simples ato de lavar as mãos pode eliminar vírus e bactérias. Mas para isso a lavagem precisa ser feita de maneira correta. 



Com a rápida disseminação do novo coronavírus e a sua chegada ao Brasil as medidas de prevenção devem ser realizadas por todos.


E a principal medida é LAVAR AS MÃOS COM SABÃO SEMPRE. 


O ideal é esfregar as mãos por PELO MENOS 20 SEGUNDOS para garantir que os vírus e bactérias serão eliminados. 


Essa é uma orientação básica para evitar uma série de doenças e é eficiente contra o coronavírus porque ele é um vírus envelopado, e esse envelope é sensível ao sabão, pois contém gordura em sua composição.


Os vírus que causam gripes e resfriados são transmitidos por via aérea e também pelo contato com superfícies contaminadas. E cada vírus pode sobreviver um determinado número de horas nessas superfícies.


Portanto, se você estiver em um ambiente público ou com grande aglomeração e não tiver como lavar as mãos não toque sua boca, nariz ou olhos sem antes pelo menos limpá-las com álcool gel. Pois mesmo sem estar próximo de alguém resfriado você pode contrair o vírus do ambiente contaminado, como maçanetas, botão do elevador, em meios de transporte...


Por isso todo cuidado com a limpeza das mãos na rua, em transportes públicos, restaurantes, aeroportos, banheiros, antes de comer e ao ter contato com pessoas doentes, com sintomas de resfriado.


Abaixo na imagem você confere o passo a passo de como lavar as mãos da maneira correta.



Dra Barbara Sisnando

Otorrinolaringologista - Botafogo e Tijuca - Rio de Janeiro

Convênios e Particular


Convênios:

Allianz

Amil

Assefaz

BNDES

Banco Central

Bradesco

Cac

Camarj

Camperj

Cassi

CVRD

Dix

Embratel

Engepron

FioPrev

Funcef

Gama

Golden Cross

Ipalerj

Medial

Mediservice

Mútua

Nuclep

Omint

Petrobras Petróleo

Porto Seguro

Postal Saúde

Real Grandeza

Silvestre Saúde

Sulamérica

Unafisco

4 visualizações0 comentário