Como melhorar a tosse do meu filho

Atualizado: 28 de mai. de 2020

A tosse é um sintoma que preocupa bastante os pais, em especial a tosse da madrugada. Tenho certeza que quem é pai e mãe já teve uma noite ruim por causa da tosse do filho. E você já reparou que é só deitar para a tosse piorar?


A tosse não é uma doença mas um sinal de que algo está acontecendo. Ela pode ser seca (sem secreção) ou secretiva/produtiva (com catarro). A tosse na presença de secreção é importante pois ela atua como um mecanismo de defesa, ajudando a eliminar o catarro que se encontra nas vias aéreas. A tosse seca costuma ser mais irritativa e é mais comum em tempo seco e em quadros de asma, rinite e laringite.



E porque a tosse piora à noite?


Quando deitamos o fluxo de sangue nas vias aérea aumenta, fazendo com que a mucosa do nariz fique mais inchada e o nariz mais obstruído. Além disso, aumenta o acúmulo de secreção no nariz devido a posição deitada, contribuindo para o entupimento do nariz e para a tosse, que surge como reflexo para eliminar essa secreção retida.


E como melhorar isso?


-Lave bastante o nariz com soro fisiológico 0,9% ao longo do dia e principalmente a noite antes de deitar. A lavagem ajuda a remover a secreção e faz com que menos catarro acumule a noite.


-Beba bastante água e ofereça ao seu filho bastante líquido ao longo do dia. A água ajuda a hidratar a via aérea e a sua ingestão alivia o desconforto da tosse.


-Nebulização ou inalação com soro fisiológico 0,9% também ajudam a umidificar as vias aéreas e melhoram o desconforto da tosse e da obstrução do nariz.


-Dormir com um travesseiro mais alto ou a cabeceira da cama ou do berço elevada aliviam o incômodo da tosse, pois diminui o acúmulo de secreção no nariz e o gotejamento da secreção para a garganta.


-Xaropes a base de mel podem ser utilizados em crianças acima de 1 ano e aliviam a irritação que a tosse seca causa. São umas das poucas coisas que possuem evidência científica para melhora da tosse seca irritativa. Um estudo realizado com crianças mostrou que  as crianças que ingeriram mel apresentaram melhora da tosse noturna e menos dificuldade para dormir.

Essas dicas servem tanto para adultos com crianças.


Dra Barbara Sisnando - Otorrinolaringologista Atendimento nos bairros de Botafogo e Tijuca, Rio de Janeiro Convênios e Particular


Convênios:

Allianz

Amil

Assefaz

BNDES

Banco Central

Bradesco

Cac

Camarj

Camperj

Cassi

CVRD

Dix

Embratel

Engepron

FioPrev

Funcef

Gama

Golden Cross

Ipalerj

Medial

Mediservice

Mútua

Nuclep

Omint

Petrobras Petróleo

Porto Seguro

Postal Saúde

Real Grandeza

Silvestre Saúde

Sulamérica

Unafisco

7 visualizações0 comentário