COMO SABER SE PRECISA FAZER LAVAGEM NO OUVIDO?

Você olha a orelha do seu filho e vê que volta e meia tem cera já saindo pra fora e pensa, "nossa, deve estar cheio de cera lá dentro do ouvido". Não necessariamente.



A cera é uma substância produzida para a proteção e lubrificação do ouvido e é expelida naturalmente por um mecanismo de auto-limpeza. Por isso podemos de vez em quando ver a cera na parte externa da orelha: é o próprio corpo fazendo a limpeza.


Para quem não tem acúmulo de cerumen, a limpeza da orelha após o banho com a toalha é suficiente. Algumas pessoas, porém, podem acumular cera dentro do canal auditivo por uma falha desse mecanismo auto-limpante. Nesses casos a cera pode causar desconforto, dor, sensação de ouvido cheio e dificuldade para escutar.


Se esse for o caso, recomenda-se procurar o otorrinolaringologista para realizar a remoção de forma adequada.


O ideal é pelo menos uma vez por ano levar o seu filho para avaliação com o otorrino para a remoção de qualquer excesso de cera que possa vir a incomodar e prejudicar a audição. Na verdade isso vale para qualquer idade.

E atenção: O uso do cotonete ou qualquer outro objeto dentro do ouvido empurra a cera para dentro da orelha, causando obstrução e comprometendo a audição, podendo até mesmo causar perfuração do tímpano. Então não use nada dentro do ouvido em hipótese nenhuma!


Dra Barbara Sisnando - Otorrinolaringologista

Consultório nos bairros de Botafogo e Tijuca, Rio de Janeiro

Consultas e exames - Convênio e particular

Convênios:

Allianz

Amil

Assefaz

BNDES

Banco Central

Bradesco

Cac

Camarj

Camperj

Cassi

CVRD

Dix

Embratel

Engepron

FioPrev

Funcef

Gama

Golden Cross

Ipalerj

Medial

Mediservice

Mútua

Nuclep

Omint

Petrobras Petróleo

Porto Seguro

Postal Saúde

Real Grandeza

Silvestre Saúde

Sulamérica

Unafisco

Unimed


92 visualizações0 comentário