Como fazer lavagem nasal com seringa e soro fisiológico

Atualizado: 28 de mai. de 2020

Dicas para você não ter mais medo de lavar o nariz com seringa. Nem o seu nem do seu filho!



Para fazer a lavagem você só precisa de uma seringa de plástico sem agulha (para crianças seringa de até 10ml e adultos 20ml) e soro fisiológico 0,9%.


Não existe uma quantidade certa de soro para se utilizar em cada lavagem. Para os recém-nascidos pode-se usar cerca de 1ml, para bebês de 3 a 5ml e para adultos de 10ml a 20ml por seringa, repetindo a aplicação enquanto estiver saindo secreção. Se estiver inseguro no início comece com uma quantidade menor e vá aumentando aos poucos.


Utilize sempre o soro na temperatura ambiente ou levemente morno. Se precisar pode aquecer no micro-ondas. O soro aberto que fica guardado na geladeira deve ser usado em até 15 dias. Após esse tempo deve ser jogado fora pelo risco de contaminação.


A melhor posição para se fazer a lavagem é em pé ou sentado com a cabeça levemente reclinada para a frente. Nunca lavar o nariz deitado, principalmente em crianças, que possuem a tuba auditiva (comunicação entre o nariz e o ouvido) mais curta, podendo ter refluxo de soro e secreção para o ouvido.


Ao encher a seringa com soro jogue com um jato de uma só vez na narina, para remover a secreção com mais eficácia. Não necessariamente o soro vai sair pela outra narina, pode sair pela boca também e pode ser engolido. Lave sempre as duas narinas, mesmo que um só um lado esteja entupido na hora da lavagem. Repita a lavagem enquanto estiver saindo secreção.


Após a lavagem pode-se assoar o nariz sem exagero. Em crianças pode-se usar o aspirador nasal, para ajudar a remover o excesso, uma vez que elas não sabem assoar o nariz.


Após a lavagem sempre higienize bem a seringa para usá-la novamente ou use uma nova a cada limpeza.


Há algum risco fazendo essa lavagem?

Fazendo dessa forma conforme expliquei não há risco algum. Após a limpeza tanto o soro como a secreção sairão pelo nariz ou boca ou será engolido. A lavagem com soro não causa otite nem pneumonia, nem perfura o tímpano. A secreção acumulada no nariz que pode causar isso.


Em breve vou fazer um vídeo explicando como fazer a lavagem. Não deixe de assistir para entender melhor como fazer essa limpeza! E lave o nariz!!



Dra Barbara Sisnando - Otorrinolaringologista Atendimento nos bairros de Botafogo e Tijuca, Rio de Janeiro Convênios e Particular Convênios:

Allianz

Amil

Assefaz

BNDES

Banco Central

Bradesco

Cac

Camarj

Camperj

Cassi

CVRD

Dix

Embratel

Engepron

FioPrev

Funcef

Gama

Golden Cross

Ipalerj

Medial

Mediservice

Mútua

Nuclep

Omint

Petrobras Petróleo

Porto Seguro

Postal Saúde

Real Grandeza

Silvestre Saúde

Sulamérica

Unafisco

5.106 visualizações0 comentário