Freio de língua, teste da linguinha e amamentação

Atualizado: 28 de mai. de 2020

Já ouviu falar no teste da linguinha? Conhece alguém que tem ou tinha a língua presa?

O frênulo lingual (freio de língua) é uma prega que conecta a língua ao assoalho da boca. Todos nós temos esse frênulo, porém, dependendo da sua posição, ele pode atrapalhar os movimentos da língua, podendo comprometer a amamentação e a fala. É a famosa "língua presa".



A anquiloglossia (língua presa) pode atrapalhar a amamentação por dificultar a pega e a sucção adequadas do bebê, podendo causar dores e fissura mamária, diminuição da produção de leite e até baixo peso do bebê e o desmame precoce.

Uma simples avaliação da língua e da boca do bebê já detecta se essa alteração está presente e o ideal é que esse exame seja realizado ainda na maternidade ou no máximo no primeiro mês de vida do bebê.


Desde 2014 existe uma lei que tornou obrigatoria a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, o teste da linguinha, em todos os hospitais.


O exame é rápido e indolor. Consiste em avaliar a boca do bebê em repouso e a posição da língua ao chorar e com a boca aberta, além da avaliação da pega e da amamentação.


Caso seja detectado esse freio lingual curto, um pequeno procedimento chamado frenectomia pode ser realizado para resolução do problema. Consiste em fazer um corte no freio para liberar a movimentação da língua. Se você acha que seu filho pode ter a língua presa, procure o otorrinolaringologista para uma avaliação.

Dra Barbara Sisnando

Otorrinolaringologista - Convênio e Particular

Consultório nos bairros de Botafogo e Tijuca, Rio de Janeiro


Convênios:

Allianz

Amil

Assefaz

BNDES

Banco Central

Bradesco

Cac

Camarj

Camperj

Cassi

CVRD

Dix

Embratel

Engepron

FioPrev

Funcef

Gama

Golden Cross

Ipalerj

Medial

Mediservice

Mútua

Nuclep

Omint

Petrobras Petróleo

Porto Seguro

Postal Saúde

Real Grandeza

Silvestre Saúde

Sulamérica

Unafisco

2 visualizações0 comentário