Meu filho fica doente o tempo todo!

Abro a porta do consultório e entra a mãe com seu filho, com ar desanimado, cansada de ir ao médico todo mês.


Seja garganta, resfriado, sinusite... não aguenta mais ver o filho doente tantas vezes. " Ele fica doente o tempo todo!" , ela diz.



Então a acalmo e começamos a conversar.


Ele acabou de fazer 3 anos, começou na escolinha há 6 meses. E desde então " uma crise atrás da outra", como a mãe me diz. Antes não tinha nada.


Descubro com a conversa que foram 4 episódios desde a entrada na creche. Febre e catarro no nariz, febre e dor de garganta... " Ele deve estar com algum problema na imunidade..."


É normal uma criança que frequenta escola ter até 10 infecções respiratórias no ano.


Isso acontece porque seu sistema imune ainda é imaturo, especialmente nas crianças com menos de 2 anos de idade. Então muitas vezes acabam saindo de um quadro viral e entrando em outro, mal dando tempo da mãe ter um descanso.


Falei para a mãe que não precisava se preocupar; se ele está se desenvolvendo bem, se está crescendo e ganhando peso dentro do esperado está tudo certo.


Vamos medicar de acordo com os sintomas e acompanhar.


Se o seu filho tem muitas infecções não se preocupe e procure sempre fazer um acompanhamento com o seu médico de confiança.


E lave bastante o nariz dele com soro fisiológico 0,9%. Já se sabe que a lavagem nasal diminui os quadros de infecções respiratórias.


A Marina, minha filha, até quase os 2 anos de idade tinha uma virose praticamente todo mês. Aí na sua casa seu filho fica muito doente?



Dra Barbara Sisnando - Otorrinolaringologista, Otorrino pediatria

Consulta online Rio de Janeiro e todo o Brasil

Consultas e exames


3 visualizações0 comentário