PRIMEIRO, NÃO PREJUDICAR


Ano passado comecei a acompanhar um menino que tinha um histórico de uso quase mensal de antibióticos por causa de uma dor de garganta recorrente. Até indicação de cirurgia a sua mãe já tinha recebido.


O atendi pela primeira vez em uma dessas crises e, após examiná-lo, optei por observar mais uns dias para avaliar como o quadro iria evoluir, deixando meu número a disposição da mãe para entrar em contato quando precisasse, algo que sempre faço com meus pacientes. Como ela ainda não me conhecia, percebi que ficou apreensiva, pois ele " só melhorava com amoxicilina com clavulanato", segundo ela me disse.


Nos dois dias seguintes nos falamos algumas vezes, eu sempre a tranquilizando de que não havia até o momento indicação para iniciarmos antibiótico. No terceiro dia ela me mandou uma mensagem super feliz me dizendo que a febre não tinha mais retornado e a dor tinha melhorado, sem acreditar que tudo tinha se resolvido somente com sintomáticos.


Um dos princípios básicos da medicina é o de “primum non nocere” , expressão em latim que significa " primeiro não prejudicar".



Tenho muitos pacientes que vêm com históricos de uso repetidos de antibióticos, inúmeros raio-x de seios da face, que em um primeiro momento podem estranhar a minha conduta diferente da que vinham recebendo ao longo do tempo. Mas além de tratar a gente precisa não fazer mal. Não fazer exames desnecessários, medicamentos desnecessários, cirurgias desnecessárias.


Quantos pacientes deixaram de usar antibiótico recorrentemente após eu começar a acompanhá-los. E muitas vezes é difícil quebrar esse ciclo, pois podem não acreditar que a dor de garganta vai melhorar sem a amoxicilina. Por isso é muito importante você ter um médico de sua confiança e com conhecimento atualizado na sua área de atuação.


Acredite, solicitar exames em grande quantidade não é sinônimo de bom atendimento.


Tenha um médico para chamar de seu.



Dra Barbara Sisnando - Otorrinolaringologista

Consultório nos bairros de Botafogo e Tijuca, Rio de Janeiro

Consultas e exames - Convênio e particular

Convênios:

Allianz

Amil

Assefaz

BNDES

Banco Central

Bradesco

Cac

Camarj

Camperj

Cassi

CVRD

Dix

Embratel

Engepron

FioPrev

Funcef

Gama

Golden Cross

Ipalerj

Medial

Mediservice

Mútua

Nuclep

Omint

Petrobras Petróleo

Porto Seguro

Postal Saúde

Real Grandeza

Silvestre Saúde

Sulamérica

Unafisco

Unimed

2 visualizações0 comentário