Qual a diferença entre rinite e sinusite?

Atualizado: 28 de mai. de 2020

Você sabe a diferença entre rinite e sinusite? Essa é uma dúvida muito comum e até quem sofre com um ou outro confunde os dois.



oriza e obstrução nasal são sintomas comuns a várias doenças respiratórias e dentre as mais comuns estão a rinite e a sinusite. Embora essas doenças tenham sintomas semelhantes elas são diferentes e necessitam de cuidados e tratamentos específicos.

Rinite é a inflamação da mucosa do nariz. O tipo mais conhecido e mais comum é a rinite alérgica, na qual as crises são desencadeadas pelo contato com ácaros, barata, pólen, pelos de animais, poluentes como a fumaça de cigarro, odores fortes, entre outros, que provocam uma reação exagerada do sistema imune da pessoa.


Existem também as rinite não alérgicas, que podem ser causadas, por exemplo, por alterações hormonais, ar seco e frio, alimentos quentes, medicamentos, infecção (como gripes ou resfriados).


Os principais sintomas da rinite são coriza, obstrução nasal, espirros, coceira no nariz, olhos e céu da boca.


Já a rinossinusite, mais comumente conhecida apenas por sinusite, é a inflamação da mucosa do nariz e também dos seios da face, os seios paranasais, que são cavidades que ficam no interior dos ossos do rosto. Os sintomas mais comuns são obstrução nasal, rinorréia anterior ou posterior (aquela secreção que cai na garganta), dor ou pressão no rosto, redução ou perda do olfato.


A rinossinusite ocorre quando os canais por onde escoam o muco produzido nos seios paranasais ficam obstruídos, não sendo possível drenar a secreção para o nariz, que se acumula nos seios da face.



A rinossinusite pode ser causada por infecções virais, como gripes e resfriados; tabagismo, desvio de septo, e até mesmo a rinite.


A rinossinusite pode ser aguda ou crônica. Quando aguda, a inflamação dos seios paranasais é recente, normalmente decorrente de complicações de algum resfriado. Já na sinusite crônica a inflamação dos seios paranasais é uma condição com origem de longa data, podendo causar sintomas persistentes por meses ou anos.

O tratamento tanto da rinite quanto da sinusite irá variar dependendo da causa e do tipo de inflamação.



Dra Barbara Sisnando

Otorrinolaringologista - Tijuca e Botafogo, Rio de Janeiro

Consulta e exames - Convênios e particular


Convênios:

Allianz

Amil

Assefaz

BNDES

Banco Central

Bradesco

Cac

Camarj

Camperj

Cassi

CVRD

Dix

Embratel

Engepron

FioPrev

Funcef

Gama

Golden Cross

Ipalerj

Medial

Mediservice

Mútua

Nuclep

Omint

Petrobras Petróleo

Porto Seguro

Postal Saúde

Real Grandeza

Silvestre Saúde

Sulamérica

Unafisco

5 visualizações0 comentário