Rinite e Coronavirus - que cuidados quem tem rinite deve ter

Atualizado: 28 de mai. de 2020

Muitos pacientes com rinite têm me perguntado se estão no grupo de risco para contrair os quadros mais graves de covid-19 e se podem continuar com suas medicações.

Quem tem rinite não está no grupo de risco para desenvolver quadros mais graves de covid-19, mas devem ter um maior cuidado neste período de pandemia Essa época do ano, em que a circulação de #vírus aumenta, quem tem rinite fica predisposto a desenvolver quadros respiratórios. Isso acontece porque a rinite provoca inflamação na mucosa do #nariz, com inchaço e aumento da produção de secreção nasal. Se a inflamação da rinite não estiver controlada, ela pode facilitar a entrada de um vírus nessa região e o desenvolvimento de uma doença viral. . Para controle da rinite mantenha o seu tratamento habitual (caso esteja em tratamento) e lave o nariz com soro fisiológico 0,9% pelo menos 2 vezes ao dia. A limpeza do nariz com o soro ajuda a limpar e remover secreções e alérgenos, prevenindo o desenvolvimento de sintomas respiratórios. . Caso você comece a ter sintomas, é importante manter a etiqueta respiratória; os sintomas de rinite e covid-19 podem ser semelhantes, muitos quadros de #coronavirus são leves e muitas pessoas não desenvolvem nenhum sintoma, mas podem transmitir o vírus sem nem saber que estão com ele. . Então: . ➡️Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço ou um lenço descartável . ➡️Lave sempre as mãos após tossir ou espirrar . ➡️Utilize as máscaras de tecido se precisar sair na rua . ➡️Faça a lavagem do nariz em um ambiente isolado e limpe o local e o dispositivo que você usou para lavar o nariz (seringa, spray de soro) logo em seguida com água e sabão. . Na dúvida entre rinite e covid-19 é melhor ter esse cuidado extra em casa para evitar transmissão para quem mora com você, no caso de ser um quadro viral e não somente rinite.

Dra Barbara Sisnando

Otorrinolaringologista - Botafogo e Tijuca - Rio de Janeiro

Consulta e exames - convênio e particular .

Convênios:

Allianz